O que mais me preocupa não é o grito dos violentos, dos corruptos, dos desonestos e dos sem ética. O que mais me preocupa é o silêncio dos bons». (Martin Luther King)
terça-feira, 30 de outubro de 2012
4 - Os Barões
O termo não é da minha autoria. É um termo corrente no PSD para referenciar as figuras, (nem sei como definir), mais mediáticas que de vez em quando vêm à comunicação social "dar umas bocas".
Vem a propósito, os comentários que têm sido feitos, sobre as várias opções de austeridade, e em particular o orçamento de 2013, por várias personalidades, e que no meu ponto de vista deviam estar caladinhas. Eu cálculo que muitos destes comentários são pagos, e ainda mais bem pagos se for a dizer mal. Mas estas pessoas, que têm reformas chorudas, apesar de terem ocupado as funções pouco tempo, não devem precisar assim tanto de dinheiro! Vamos colocar alguns nomes, porque detesto quando se fazem acusações, sem fazer as identificações:
Bagão Felix - Foi há muito pouco tempo ministro das finanças! Na altura em que foi, se tivesse invertido a situação, ou pelo menos tivesse posto a claro a situação em que o país estava, concerteza que agora não seriam necessárias tantas medidas de austeridade. Então, apenas agora, é que tem todas as soluções para resolver a situação? Eu penso que lhe faço justiça, quando digo que a situação piorou muito, depois de ter saído de ministro das finanças. No entanto era impossível que a situação já não estivesse muito mal. O Drº Medina Carreira, já há muito tempo, vinha alertando para o problema, e depois chamavam-lhe "profeta da desgraça", profeta da verdade, é que era!
Manuela Ferreira Leite - Eu que até tinha uma boa impressão desta senhora. Será que ficou com problemas por ter sido derrotada, nas eleições do PSD, pelo actual primeiro ministro? As considerações feitas para o Drº Bagão Felix, aplicam-se aqui na integra. Tiverem a oportunidade de fazer um bom trabalho, e não fizeram, então agora estejam calados deixem os outros trabalhar.
Marcelo Rebelo de Sousa - Este senhor faz-me lembrar os comentadores desportivos, sabem sempre tudo, mas quando tiveram oportunidade de o provar falharam redondamente, ainda um dia irei escrever qualquer coisa sobre este tema. O drº Rebelo de Sousa já foi presidente do partido, mas os resultados não foram brilhantes antes pelo contrário, no entanto sabe sempre como devia ter feito o presidente do partido! Muitas das coisas que diz não têm qualquer conteúdo válido. Ultimamente, não o tenho ouvido, porque já me cansa, mas lembro-me de várias vezes acusar o governo de explicar mal as medidas, mas como devia explicar melhor? De quem saiba mais estou eu farto, gostava era de alguém que fizesse melhor!
António Capucho - Neste caso tem menos responsabilidades com governos anteriores recentes, mas porque é que só agora descobriu, que está a ser feito tudo mal. Quando lá estava o anterior governo, não teve a mesma voz activa e será porquê? porque não tinha ainda o "trabalho" de comentador ou seria porque estava de acordo com o que estava a ser feito?
Estou a ignorar muitos mais a quem se aplicam na integra estes comentários. Casos como o Drº Mário Soares, os elementos do PS, do Bes ou do PC, e todos aqueles que andam nas suas órbitas, já todas as pessoas de bom senso sabem, que se trata de questões de preparação eleitoral.
Quem ler apenas este comentário, deve pensar que sou um seguidor "cego" deste governo, mas está profundamente enganado. Leia o comentário nº 1 e ficará elucidado. Sou apenas e somente uma pessoa de bom senso, e que às vezes olha com atenção aquilo que o rodeia.
Rame
quinta-feira, 25 de outubro de 2012
3 - Petições
Este meio, que permite de formaa impressionante a circulação da informação, quando não usado de forma ponderada pode ser uma ferramenta muito perigosa, que pode provocar danos incalculáveis e de difícil reparação.
Esta introdução vem a propósito do anúncio que vi na comunicação social que já circulava uma petição a pedir a demissão da directora da escola da Algarve, onde houve o problema com o almoço de uma criança de 5 anos. É óbvio que não se pode negar o almoço a uma criança daquela idade e eu penso que todas as pessoas bem formadas subscrevem esta premissa. Mas se isto for um dogma, então muitos dos pais "mal formados" aproveitam-se desse facto e deixam de pagar as refeições dos seus filhos. É indispensável ver o outro lado da questão, e pode-se estar a pôr em causa o direito ao trabalho de uma pessoa.
Pelos dados que disponho, que não sei se são totalmente correctos, os factos são estes:
- O encarregado de educação da menina (mãe) foi avisada com razoável antecedência que a situação da dívida era insustentável.
- No próprio dia foram feitas várias tentativas para contactar a mãe da criança
- O mesmo foi feito com outros pais que foram recolher as crianças.
- A criança não ficou sem comer, apenas não almoçou do mesmo modo que as outras
- A Associação de pais tinha conhecimento da situação
Se estes dados são todos verdadeiros, eu não posso criticar a directora, tenho é de criticar os pais da criança. Não basta fazer nascer os filhos, é preciso assumir a responsabilidade que eles acarretam.
É claro quer pode haver atenuantes para os pais, factos que desconheço. No entanto mesmo que tenham sido apanhados pelo "vendaval da crise" e até tenham perdido o emprego, tenham muitas dificuldades financeiras, parece-me que não pode ser assim que se resolve o problema.
Também é preciso não esquecer, que se trata de dinheiros públicos, e que forçosamente têm de ser bem geridos, caso contrário, lá vêm mais impostos para os compensar.
As pessoas que criaram a petição como faziam, se estivessem no lugar da directora, não exigiam o dinheiro das refeições, e quando os fornecedores interrompessem o fornecimento, nenhuma criança tinha refeição! É por se ter seguido esse caminho que chegámos a esta situação!
Portanto na minha opinião é uma leviandade estar a criar uma petição para a demissão da directora da escola, que pode levar atrás pessoas mal informadas.
Admito que se tenha opinião contrária, mas daí a criar uma petição! Está a vulgarizar-se demasiado a petição e quando houver uma causa que a justifique, já não tem credibilidade.
Termino dizendo que não conheço nenhum dos intervenientes, nem os autores da petição, nem a directora da escola, nem os pais da criança.
Rame
segunda-feira, 15 de outubro de 2012
2 - A Comunicação Social
Sistemáticamente, quando alguem quer defender uma posição pouco defensável lá vem o argumento do "Serviço Público", e isto não é apenas na comunicação social, também já ouvi nos transportes, nos médicos, etc.
Na generalidade, desde as televisões aos jornais, passando pela rádio, as notícias mais em evidência são sempre as desgraças. Muitas vezes essas más notícias nem sequer estão confirmadas, basta que seja um rumor.
É verdade, e vai daqui o meu aplauso, que vários temas quentes, muitos deles a roçar a vigarice, se não fosse a investigação da comunicação social (em particular dos jornalistas), nunca viriam a público. Este é o lado positivo. O lado negativo, porque não responsabiliza os jornalistas, é o problema de não serem obrigados a declararem as fontes, no meu ponto de vista, pelo menos em termos judiciais, deveriam ser obrigados a revelá-las.
A maior parte das vezes são espectador do Canal 1 da RTP. Preferencialmente nos notíciários, porque no resto deixa muito a desejar, mas a alternativa nos outros canais abertos são telenovelas, é necessário procurar outras alternativas. No dia 5 de Outubro, estive com atenção, o tempo da oposição foi mais do dobro do tempo dos apoiantes do governo! Falaram dirigentes de todos os partidos, correcto, são eles que em teoria nos representam, até aqui o tempo devia ser proporcional a representatividade de cada um. Depois ouvi o dirigente da Intersindical (raro é o dia que não seja ouvido), também representa os trabalhadores nela filiados, mas aqui já há sobreposição com alguns dos anteriores. Depois ouvi o Drº Mário Soares, mas quem é que ele representa? Falou também o Carvalho da Silva, a que propósito, já não representa os trabalhadores. E podia continuar referir uma série de pessoas que o único traço que têm em comum, é fazerem oposição ao governo. Ás vezes fazem sugestões de pôr os cabelos em pé. Será que é isto o "serviço público"?
Há uns dias tive acesso ao nº de funcionários dos três canais abertos. A RTP tem entre 3 e 4 vezes mais funcionários, que os outros canais, será que é isto é que o "serviço público"? e não é por isso que tem mais audiências. Se bem que eu tenha muitas reservas sobre a determinação das audiências.
A parcialidade da comunicação social, também é evidente e criam opiniões de uma forma muito tendenciosa. Vejamos um exemplo- A licenciatura do Drº Miguel Relvas:
- Não concordo com este tipo de equivalências.
- Estamos a fazer doutores de "aviário"
- A culpa é em grande parte do Acordo de Bolonha
- Quantos casos semelhantes não haverá
Mas o que condeno, não é a investigação, mas a informação tendenciosa que lhe está agregada:
- Pretendem conotar este caso com a licenciatura do anterior primeiro ministro, mas os casos são totalmente diferentes, facto que tentam camuflar.
- Também nunca colocaram em relevo que esta licenciatura do Drº Miguel Relvas é apenas uma licenciatura complementar para fazer curriculum, e que antes já tinha tirado pelo método normal uma licenciatura em Direito!
Não queria deixar passar em claro, a questão da mudança para a TDT. Obrigou a população a despesas suplementares, com o argumento que o novo sistema ia trazer melhor qualidade de imagem e som. Ainda só tenho ouvido queixas. E agora a quem se pede responsabilidades? Porque que é que os partidos que defendem o povo (como eles dizem) e a comunicação social, não tratam com o mesmo afinco este caso, como tratam os do Miguel Relvas? O que é mais importante para a população?
Rame
quarta-feira, 10 de outubro de 2012
1 - As Causas Iniciais
Para que seja mais fácil enquadrar os meus comentários, parece-me importante apresentar o meu "curriculum" político:
- Não sou filiado em nenhum partido político ( aprecio demasiado a minha opinião, para ter de me submeter às opiniões, das iluminadas "comissões políticas")
- Nunca fui a um comício ( e já era crescidinho quando aconteceu o 25 de Abril)
- Nunca fui a uma manifestação
- Mas sempre votei ( quando me deixam, quero dar a minha opinião)
Face ao exposto aqui está um verdadeiro apolitico.
Assim sendo, decidi tornar públicas algumas ideias, políticas e não só, porque:
- Estou farto de que falem por mim e a maior parte das vezes em desacordo com o que penso
- Estou cansado de ser sacrificado
- Já não suporto ouvir uma cambado de "palhaços" a quem a comunicação social dá enorme relevo, como se fosse importante para mim o que eles pensam.
- É altura de dar voz aos "calados".
Como não sou rico (mas tenho pena), e ainda não tive necessidade de recorrer a qualquer instituição de beneficiência, acho que pertenço à classe média. Toda a gente diz que a classe média é a grande sacrificada pela actual crise, mais uma razão para me considerar nesse escalão. Mas logo aí vem a minha primeira grande dúvida:
- Os profissionais dos protestos são os militantes do Partido Comunista seguidos do BES, mas então eles não representam as classes mais desfavorecidas? Na comunicação social sempre me venderam essa ideia, será que também me representam? Ou estão a tentar "capitalizar", como dizem os especialistas, os descontentes?
Sem qualquer dúvida que faço parte dos fortemente descontentes, no entanto tenho dúvidas que haja alguém neste país, que neste momento esteja satisfeito com a actual situação.
Há por ai umas quantas pessoas iluminadas, que sabem que este não é o caminho correcto para sair-mos da crise, mas então qual é:
-Deixar de pagar a dívida, como um triste teve a coragem de dizer, mas rapidamente foi mandado calar;
Eu confesso que este caminho não me agrada, mas não conheço outro melhor. Há um ditado que uso com frequência que se aplica bem neste caso " Não gosto de quem saiba mais, gosto é de quem faça melhor"! Se alguma dessas maravilhosas cabeças ou algum dos seus amigos, numa noite de insónia, ler este comentário, faça-me um grande favor, diga-me pelo menos a mim qual é esse caminho!
De modo geral, detesto os políticos, e nesta definição incluo toda a gente, desde as juntas de freguesia, até ao Presidente da Republica. Toda esta gente move-se apenas por interesses pessoais, dos amigos e familiares, querem lá saber do interesse da população. Pode haver excepções mas elas apenas confirmam a regra. Recordo-me da resposta que um eleitor de um autarca condenado por desvio de dinheiros, me deu: "Eles todas roubam, mas este pelo menos apresenta trabalho". Toda a gente bate neste Primeiro Ministro, que me parece uma pessoa honesta, apesar de não gostar das medidas que toma. Não tenho a mesma opinião de todos os membros do governo. Muitas das pessoas, que participaram na única manifestação que teve algum significado, porque as outras são as ordens dos partidos, já parou para pensar que o principal responsável (não único) por esta situação, está bem refastelado em Paris!
Por falar em Paris, quando o actual Presidente de França foi eleito, vinha cheio de novas propostas, e o PS aproveitou para dizer que a França é que estava no caminho certo. Mas passados uns meses, as promessas feitas em campanha foram quase todas esquecidas. Então o Ps agora não diz nada?
Já agora, ainda relativamente à manifestação, o governo alterou a proposta, mas será que a nova é mais favorável? A mim parece-me que ainda vou ficar pior!
Resumindo:
- A situação está muito dificil, e não vejo luz ao fundo do túnel;
- A culpa desta situação é dos políticos (pouco dos actuais e muito dos anteriores);
- Dizer mal é muito fácil, mas propor como se deve fazer, ninguem diz;
- A comunicação social é muito parcial só dá a conhecer as críticas;
- Não vejo qualquer alternativa a este governo e nem vejo qualquer vantagem em remodelação;
- As greves e protestos, só servem para piorar a situação;
- Não há dinheiro, temos de andar para trás 40/50 anos;
Tenho a certeza que não estou sozinho nestas ideias, mas se estiver errado, que alguem me esclareça,
ficar-lhe-ia muito grato.
Rame
Subscrever:
Comentários (Atom)